Como parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado globalmente nesta sexta-feira, 5 de junho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o grupo ONU Verde organizam uma mostra de cinema no Cine Brasília (EQS 106/107). Na ocasião, o Ministério do Meio Ambiente fará o pré-lançamento do Circuito Tela Verde (CTV), iniciativa do Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC e da Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura – MinC. O evento acontece às 18h30 e tem entrada franca.
Na abertura, estarão presentes a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú; a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Regina Gualda; e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti.
Depois da abertura, serão exibidos três curtas do CTV; após a exibição haverá um debate com especialistas da área da sustentabilidade. Ao final do evento, haverá sorteio de brindes e um coquetel. Será sorteado um “kit lazer” em Brasília, com um final de semana em um hotel histórico da cidade e uma hora de Stand Up Paddle no lago Paranoá.
Desde o dia 1º de junho, o Cine Brasília é palco da Mostra de Cinema Dia Mundial do Meio Ambiente 2015 que exibe longas e curtas-metragens a respeito do Consumo Sustentável, tema do Dia Mundial deste ano. O objetivo é levar à população informações e conhecimento sobre o tema, estimulando hábitos mais conscientes de consumo.
Meio ambiente X Consumo
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado pela ONU todos os anos para divulgar mensagens sobre a questão ambiental e convocar pessoas, governos, empresas e instituições a participar. Este ano, o tema é o consumo sustentável. Com o slogan “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”, o PNUMA convida a todos a repensar seus estilos de vida e escolhas de consumo, para que juntos possamos diminuir o impacto coletivo da humanidade sobre os recursos naturais.
De acordo com o Painel Internacional de Pesquisa do PNUMA, se não mudarmos nossos atuais padrões de consumo, em 2050 serão necessários três planetas Terra para suprir nossa demanda por recursos naturais. E o que significa ‘precisarmos de 3 planetas Terra’? Significa que o planeta demoraria 3 anos para regenerar os recursos que usamos em um ano. Hoje, a humanidade devora mais de 46 bilhões de toneladas de minerais, combustíveis fósseis e biomassa por ano. Em 2050, se nosso apetite por consumo permanecer o mesmo, estaremos demandando três vezes esse volume.
Serviço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui registrado seu comentário: