terça-feira, 30 de outubro de 2018

Bons Tempos


Semana da ASA em 1978 comemoração ao dia do aviador em 23 de Outubro de 1978 Base Aérea de São Paulo SP BASP

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

196 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


196 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DO BRASIL As margens do riacho do Ipiranga em São Paulo em 07 de Setembro de 1822 às 17 horas o Príncipe Regente do Brasil D. Pedro de Alcântara de Bragança .,Gritou “INDEPENDÊNCIA OU MORTE” ., assim os laços do Brasil colônia foi cortado de Portugal e a partir do Grito do Ipiranga . A nação denominada BRASIL IMPÉRIO teve o seu inicio em 07 de setembro de 1822 à 1889 . e o então Príncipe regente ,passou a ser: Imperador Dom Pedro I do Brasil . Até os dias de hoje a Independência do Brasil é comemorada festivamente por todo o povo do Brasil e é o marco das conquistas e realizações Nacionais. Bandeira do Brasil Império de 1822 à 1889

Hino Nacional Brasileiro Video Legendado

Comemoro-se em 06 de Setembro o dia do Hino Nacional Brasileiro

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Comemoramos em 25 de agosto o nascimento de LUIS ALVES DE LIMA E SILVA Duque de Caxias


Luis Alves de Lima e Silva, , nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro quando o Brasil era Vice Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. A 6 de janeiro de 1833, no Rio de Janeiro, o Major Luis Alves casava-se com a senhorita Ana Luisa de Loreto Carneiro Viana que contava, na época, com dezesseis anos de idade. Em 1852, é promovido ao posto de Tenente-general e recebe a elevação ao título Marquês de Caxias. Em 1853, uma Carta Imperial lhe confere a Carta de Conselho, dando-lhe o direito de tomar parte direta na elevada administração do Estado e em 1855, é investido do cargo de Ministro da Guerra. Em 1857, por moléstia do Marquês de Paraná, assume a Presidência do Conselho de Ministros do Império, cargo que voltaria a ocupar, em 1861, acumulativamente com o de Ministro da Guerra. O Decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro.

Duque de Caxias - História

Comemora-se em 25 de agosto o dia de nascimento de LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA - Duque de Caxias Herói Nacional

Herói nacional patrono do exército brasileiro

quinta-feira, 19 de julho de 2018

20 de Julho comemoramos os 145 anos do seu nascimento para a glória do Brasil


ALBERTO SANTOS DUMONT 20 de Julho comemoramos os 145 anos do seu nascimento para a glória do Brasil

Santos-Dumont: Sua vida, suas obras - Parte 1

20 de Julho comemoramos os 145 anos de nascimento de " ALBERTO SANTOS DUMONT " herói nacional ,Criador do avião no Brasil e no Mundo ,fez história no aeroclube da França ,Notável Brasileiro Patrono da Força Aérea Brasileira

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Hino da França (Legendado - português/francês)

A Bastilha e as comemorações do 14 de julho francês 

Hoje é feriado nacional na França, a Festa Nacional, como chamam os franceses. Dois acontecimentos importantes ocorreram no dia 14 de julho para o país: em 1789, a tomada da fortaleza da Bastilha e, no ano seguinte, a Festa da Federação.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

29 de Junho comemoramo o dia de São Pedro


São Pedro (1a.C-67) foi apóstolo de Cristo. É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa. As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao novo testamento. Escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas, Pedro aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Pescador, trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, e traduzido para o grego Petros. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher. Pedro foi escolhido como o chefe da cristandade aqui na terra. Jesus lhe disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus". Convertido, Pedro despontou como líder dos doze apóstolos e foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

11 de Junho comemorou-se 154 anos da Batalha do Riachuelo


Batalha Naval de Riachuelo 148 Anos Coube ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde de Tamandaré, depois Marquês de Tamandaré, o comando das Forças Navais do Brasil em Operações de Guerra contra o Governo do Paraguai. A Marinha do Brasil representava praticamente a totalidade do Poder Naval presente no teatro de operações. O Comando-Geral dos Exércitos Aliados era exercido pelo Presidente da República da Argentina, General Bartolomeu Mitre. As Forças Navais do Brasil não estavam subordinadas a ele, de acordo com o Tratado da Tríplice Aliança. A estratégia naval adotada pelos aliados foi o bloqueio. Os rios Paraná e Paraguai eram as artérias de comunicação com o Paraguai. As Forças Navais do Brasil foram organizadas em três Divisões - uma permaneceu no Rio da Prata e as outras duas subiram o Rio Paraná para efetivar o bloqueio. Com o avanço das tropas paraguaias ao longo da margem esquerda do Paraná, na Província de Corrientes, Tamandaré resolveu designar seu Chefe do Estado-Maior o Chefe-de-Divisão (posto que correspondia a comodoro, ou almirante de uma estrela em outras Marinhas) Francisco Manuel Barroso da Silva, para comandar a força naval que estava rio acima. Barroso partiu de Montevidéu em 28 4, na Fragata Amazonas, e se juntou à força naval em Bela Vista. A primeira missão de Barroso foi um ataque à cidade de Corrientes, que estava ocupada pelos paraguaios. O desembarque ocorreu, com bom êxito, em 25 de maio. Não era possível manter a posse dessa cidade na retaguarda das tropas invasoras e foi preciso, logo depois, evacuá-la, mas o ataque deteve o avanço paraguaio para o sul, ao longo do Rio Paraná. Ficou evidente que a presença da força naval brasileira deixaria o flanco dos invasores sempre muito vulnerável. Era necessário destruí-la, e isso motivou Solano López a planejar a ação que levaria à Batalha Naval do Riachuelo. A Força Naval Brasileira que bloqueava o rio Paraná estava fundeada ao lado do Chaco, a 25 km ao sul de Corrientes e fronteiro a um monumento denominado A Coluna, ereto na margem esquerda do rio. Era composta de 11 navios, mas no dia da batalha contava só com 9; outros dois: as canhoneiras Itajái e Ivaí encontravam-se destacadas em ponto distante rio abaixo. A força era formada pela 2ª e 3ª Divisões da Esquadra. A frota composta de nove navios de guerra estava armada com 59 bocas de fogo, sendo tripulado por 1 113 fuzileiros navais e 1 174 soldados do Exército Imperial. Somavam um total de 2 287 homens. Seu comandante em chefe era o Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

A origem da língua portuguesa


São Paulo.,20 de Julho de 2016 Estudo 1 Aula 1 Língua Portuguesa A historia da língua portuguesa é a história da evolução da língua portuguesa desde a sua origem no noroeste da península ibérica até ao presente, como língua Oficial falada em Portugal e em vários países de expressão portuguesa. Em todos os aspectos-fonética, morfologia, léxico e sintaxe – o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do Latim Vulgar traduzido por colonos romanos no século III a.c. ,com influências menores de outros idiomas. O português arcaico desenvolveu-se no século V a.c., após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras como um dialeto românico ,o chamado galego português, que se diferenciou de outras línguas românicas ibéricas. Usado em documentos escritos desde o século IV, o galego português tornou-se uma linguagem madura no século XIII com uma rica literatura . Em 1290 foi decretado Língua Oficial do reino de Portugal pelo rei D. Dinis I .O salto para o português moderno dá-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) considerado o marco do seu inicio .A normatização da língua foi iniciada em 1536,com a criação das primeiras ,gramáticas ,por Fernão de Oliveira e João de Barros. A partir do século XVI, com a expansão da era dos descobrimentos , a história da língua portuguesa deixa de decorrer exclusivamente em Portugal, abrangendo o português europeu e o português internacional . Em 1990 foi firmado um tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada , o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 ,assinado por representantes de , Angola ,Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau,Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, Timor Leste .

segunda-feira, 28 de maio de 2018

SANTA JOANA D'ARC 30/05


SANTA JOANA D'ARC 30/05 Joana nasceu na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta. Assinava seu nome utilizando uma cruz. Aos treze anos, começou a viver experiências místicas. Os pais acharam que estava louca. A França vivia a guerra dos cem anos com a Inglaterra. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. Joana, nas suas orações, recebia mensagens que exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Órleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII. O rei só concordou em seguir os conselhos de Joana quando percebeu que ela realmente era um sinal de Deus. Deu-lhe a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus. Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão. Carlos VII foi então coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa. Quanto a Joana, foi ferida, traída e vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Num processo religioso, grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431. Vinte anos depois, o processo foi revisto pelo Papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França. Joana entrou para a história como mito. Aquela jovem camponesa de 20 anos incompletos, tendo como arma principal sua fé, tornou-se respeitada como uma grande líder. Joana D'Arc é considerada a maior heroína nacional da França. Seu nome, imagem e história estão presentes em todo o país. Mesmo tendo sido uma guerreira, ela jamais deixou de praticar sua fé em Jesus Cristo. Ó Deus, que nos alegrais com a comemoração de Santa Joana d'Arc, concedei que sejamos ajudados pelos seus méritos e iluminados pelos seus exemplos de castidade e fortaleza. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

terça-feira, 22 de maio de 2018

24 de Maio comemora-se o dia da Infantaria


24 DE MAIO SE COMEMORA EM TODO O BRASIL O DIA DA INFANTARIA O dia 24 de assinala os 208 anos de nascimento, em Tamboril- Ceará, do Brigadeiro António de Sampaio, o Bravo dos Bravos da Batalha de Tuiutí que foi a maior batalha campal travada na América do Sul. Ele foi consagrado, pelo Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962, como o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Arma de Infantaria, a rainha das armas e em cujo seio ele se forjou e se destacou sobremodo como bravo e modelar líder de combate, instrutor e disciplinador da Infantaria Brasileira, à frente da qual, representada pela sua 3ª Divisão – a “Divisão Encouraçada”, teve seu glorioso encontro com a glória militar em 24 Mai 1866, na Batalha de Tuiutí, no dia do seu 56º aniversário. Ali, então, a sua 3ª Divisão se constituiu em fator decisivo para a vitória, em que pesassem os três ferimentos recebidos, que determinaram sua morte, depois de 43 dias de grandes sofrimentos, em 06 Jul 1866, a bordo do vapor "Eponina" próximo a Buenos Aires onde esteve sepultado cerca de 3 anos antes de ser exumado e retornar ao Brasil. Registre-se o fato de quatro cavalos que montou, durante a resistência a todo o custo que liderou, terem tombado por perfurações de balas e baionetas inimigas. E ainda o fato de sua heróica “Divisão Encouraçada” haver concorrido com 33% das baixas brasileiras neste dia, por haver se constituído em ponto chave da defesa aliada. Sampaio chegou de Pernambuco ao Rio Grande do Sul ao final da Revolução Farroupilha, aos 35 anos. E no comando da 8ª Companhia, destacada do 4º Batalhão de Infantaria, chegado de Pernambuco para guarnecer a fronteira em Jaguarão, ele foi enviado para a vila de Canguçu. E, segundo os historiadores General Antonio Rocha Almeida, Mallet Jobim e Hugo Ramirez, permaneceu por cerca de 4 anos na então vila de Canguçu, subordinada à Piratini, e como instrumento de consolidação da Paz de Ponche Verde, próximo da citada Piratini e de Caçapava, antigas capitais da República Rio-Grandense (1836-45). 23.05.18

terça-feira, 8 de maio de 2018

8 de maio de 2018 – 73 anos do final da segunda grande guerra mundial


O Brasil na 2 Guerra Mundial - A Força Expedicionária Brasileira na Itália (Documentário Completo) A Batalha de Monte Castelo (ou Monte Castello) foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia. O Brasil na 2 Guerra Mundial - A Força Expedicionária Brasileira na Itália (Documentário Completo) O Brasil na Segunda Guerra Mundial - FEB - Esquadrão Senta Pua A importância da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira os "Senta a Pua" nos conflitos do Monte Castello que decidiram a vitória das forças aliadas na segunda guerra mundial de 1943 a 1945. FEB - Canção do Expedicionário - Com Legendas Canção do Expedicionário Brasileiro, música composta especialmente para a FEB - Força Expedicionária Brasileira que embarcou para a Itália para combater contra o alemães na Segunda Guerra Mundial.

sábado, 5 de maio de 2018

5 DE MAIO COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES NO BRASIL


5 DE MAIO COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES NO BRASIL Marechal Rondon (1865-1958) foi militar e sertanista brasileiro. Foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu e Diretor do Serviço de Proteção ao Índio. Ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro em 1881 e depois foi transferido para a Escola Superior de Guerra. Ficou na Escola Militar até 8 de janeiro de 1890, quando foi graduado ao posto de capitão-engenheiro. Ingressou na Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, partindo do Rio de Janeiro até Cuiabá, posteriormente de Cuiabá ao Acre. Atravessou o sertão desconhecido, na maior parte habitado por índios bororos, caiamos, terenas e guaicuru. Abriu estradas, expandiu o telégrafo e ajudou a demarcar as terras indígenas. Marechal Rondon (1865-1958) nasceu no dia 5 de maio, em Mimoso, hoje Santo Antonio de Leverger, Mato Grosso. Filho de Cândido Mariano e Claudina Lucas Evangelista, esta descendente de índios Bororos. Ficou órfão ainda criança e foi criado por um tio, que era Capitão da Guarda Nacional. Por insistência do tio, foi estudar em Cuiabá na Escola Mestre Cruz e no ano seguinte na Escola Pública Professor João B. de Albuquerque. Em 1879 entrou para o liceu Cuiabano e em 1881 formou-se professor. Em 1881 foi para a Escola Militar no Rio de Janeiro. Com autorização do Ministério da Guerra, Cândido Mariano da Silva incorporou o nome Rondon, em homenagem ao tio que lhe criou, Manuel Rodrigues da Silva Rondon. Nesse mesmo ano o Governo Imperial cria a Escola Superior de Guerra, para onde Rondon é transferido. Marechal Rondon foi indicado componente da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas, para explorar os sertões do Mato Grosso, no ano de 1892. Casou-se no dia 1 de fevereiro e partiu para Cuiabá com a esposa. Rondon passou a cuidar dos direitos dos índios. Sua tese era esta: "Matar nunca, morrer se necessário". Em 1906 o Presidente Afonso Pena o encarregou de ligar Cuiabá ao Acre, que havia sido incorporado ao País, fechando o circuito telegráfico nacional. Em 1907 descobriu o rio Jurema. Efetuou uma expedição às margens do Amazonas junto com Teodore Roosevelt no ano de 1913. Tinha como objetivos obter material para o Museu de História Natural de Nova York e de fixar com maior precisão certos detalhes geográficos, além de definir o traçado definitivo do rio Roosevelt. Do ano de 1927 a 1930, foi responsável por inspecionar as fronteiras do Brasil, do Oiapoque até a divisa da Argentina com o Uruguai. Criou o Serviço Nacional de Proteção ao Índio e foi elogiado em 1913 pelo Congresso das Raças em Londres, ressaltando que a obra de Rondon deveria ser imitada para honra da Civilização Mundial. Recebeu o título de Civilizador do Sertão, no ano de 1939 pelo IBGE, pelo trabalho realizado junto aos índios. Foi considerado grande chefe pelos índios silvícolas, e pelos civilizados Marechal de Paz. No ano de 1956 Rondon recebeu uma grande homenagem, foi dado ao Território do Guaporé o seu nome, que hoje é denominado Estado de Rondônia. Cândido Mariano da Silva Rondon morreu no dia 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro.

sábado, 28 de abril de 2018

28 de Abril de 2018 comemora-se os 79 anos da fundação dos Escoteiros do Ar no Brasil e no Mundo


Comemora-se em 28 de Abril de 2018 os 79 Anos de Criação da Federação Brasileira dos Escoteiros do Ar no Brasil e No Mundo. EM 28 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DOS ESCOTEIROS DO AR NO BRASIL E NO MUNDO Escotismo Modalidade do Ar O Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador, Baden-Powell, das outras duas modalidades, básica e Modalidade do Mar, nem mesmo na Inglaterra, a Modalidade tem sua origem no Brasil. Dia 28 de abril de 1939, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsável o 1 sargente rádio Telegrafista de bordo e chefe Escoteiro Jayme Janeiro Rodriguês o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco , na época servindo no 5º Regimento de Aviação Militar do Exército , atual CINDACTA II, em Bacaxeri Curitiba. Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro , São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina ,Rio grande do Sul, e Minas Gerais O Brigadeiro Nero Moura, em 6 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias presentes. PORTARIA Número 262 de 6 de Julho de 1951 Determinações para que prestem toda a assistência as tropas escoteiras do ar propugnando facilidades e auxilio: O Ministro de Estado dos Negócios da Aeronáutica ,considerando que a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar F. B. E. Ar é uma sociedade civil legalmente registrada e reconhecida de utilidade pública pelo Decreto número 28.357 de 11 de julho de 1950;que é a única entidade oficial dirigente do Escotismo do Ar no Brasil ,reconhecida e sob o alto patrocínio do Ministério da Aeronáutica; que é uma instituição educacional e patriótica cujo objetivo principal concorre para a formação moral, cívica,intelectual e física dos jovens entusiastas da Aviação;que,para uma perfeita consecução de seu programa educacional,necessita de uma intima cooperação entre as autoridades militares e civis e as organizações escoteiras do ar;que essa cooperação deve visar a obtenção dum eficiente preparo e desenvolvimento desses jovens numa sadia mentalidade aviatória ,mediante consentanea propaganda e instrução de futuros candidatos tão recomendáveis a formação das reservas de aeronáutica, Resolve: Determinar que os comandos de Zonas Aéreas e Diretores Gerais e de serviços e bem assim de Estabelecimentos da Aeronáutica ,prestem toda a assistência às tropas escoteiras do ar propugnando facilidades e auxilio para: a) a realização de visitas às unidades e estabelecimentos da aeronáutica; b) a organização de programas de demonstração e apresentação de equipamento educacional sintético ,filmes de instrução e outros que mais se adaptam aos programas educacionais dos escoteiros do ar; c) a realização de acampamentos de tropas escoteiras junto aos terrenos das Bases e Estabelecimentos de Aeronáutica; d) a transferência por cessão quando possível ,de material fora do tipo ,inservível e de acordo com a legislação em vigor. A F.B.E.Ar deverá credenciar seus órgãos dirigentes regionais junto aos comandos das Zonas Aéreas e estabelecer sempre entendimentos prévios para aquela assistência e para instrução que desejar ser programada. BOLETIM DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA Os Comandos de Zonas Aéreas poderão designar Oficiais de Ligação entre os órgãos dirigentes da F.B.E.Ar e aqueles Comandos , a fim de melhor facilitar os entendimentos e as relacões amistosas que devem existir sempre entre as tropas escoteiras do ar e a Força Aérea Brasileira Major Brigadeiro do Ar - Nero Moura , Ministro da Aeronáutica (D.O. 11 .07.1951) Esta portaria foi reconfirmada em 1981 pelo Ten.-Brig.-do-Ar Délio Jardim de Mattos e reformulada e substituída pela portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Ten.-Brig.-do-Ar Luis Carlos da Silva Bueno. Modalidade do Ar O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país. As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse. Observamos da Esquerda para a Direita os Três militares do Exército Brasileiro do 5 regimento de Aviação militar . Foram os Criadores e Fundadores dos Escoteiros do Ar do Brasil e do Mundo são eles: Da Esquerda para a Direita Vemos o então: 1 Sargento Rádio Telegrafista de Bordo ,JAYME JANEIRO RODRIGUÊS . O Major Aviador GODOFREDO VIDAL e o Coronel Aviador VASCO ALVES SECCO Comandante da Unidade do Exército em Bacaxeri Curitiba Paraná. Os Primeiros Escoteiros do Grupo Escoteiro do Ar Ricardo Kirk , Foram os 4 filhos do Lendário e Saudoso Chefe JAYME JANEIRO RODRIGUÊS Foram Eles : Escoteiros do Ar MILTON JANEIRO, DJALMA JANEIRO, WILSON JANEIRO e ANTONIO JANEIRO ambos os jovens filhos do então 1 Sargento Rádio Telegrafista de Bordo do Exército Brasileiro . Tope dos Chefes e Dirigentes Dos Escoteiros do Ar (Observação no fundo do Tope atrás dos Ramos de Café )se colocava a Cor do Ramo Amarelo ALCATEIA ,Verde TROPA ESCOTEIROS, Grená SÊNIOR, Vermelho ,Pioneiros AZUL MARINHO Chefe do Grupo ou Dirigente O Tope era de Metal Cor Prata para Chefia e Dirigentes e Ouro para os Ramos Escoteiros , Sênior, Pioneiro .

23 de Abril dia do Escoteiro


HISTÓRIA DO ESCOTISMO E DE SEU FUNDADOR Robert Stephenson Smyth Baden-Powell à luz a 22 de Fevereiro de 1857, (LONDRES) mentor e fundador do escotismo, logo nos primeiros passos da juventude militar, (1876) prestou exames na Academia Militar e logo em seguida por sua aplicação recebeu a patente de Alferes do Regimento de Hussardos n.º 13 e o transferiram para as Índias, então possessão inglesa e desde cedo distinguiu entre seus pares não só pelo zelo no cumprimento dos seus deveres, mas também nas habilidades desportivas e boa camaradagem, culminando em 1883, com a idade de 26 anos, ser elevado a honraria militar de Capitão e Ajudante do Regimento. Em 1893 foi escolhido para uma missão especial contra os Povos Ashanti, (Índias), pois seu Rei nativo estava levando seus discípulos e Estado Indígena a graves complicações sociais e econômicas, quando BADEN POWELL foi enviado como adido militar comandante-em-chefe de uma expedição para restabelecer a ordem dos grupos antagônicos. Marchando com seus homens, POWELL por longos 200 km através de densos bosques e florestas, varando rios caudalosos, o protagonista POWELL com seu pioneirismo aprendeu a maneira prática e útil de construir pontes, sobreviver nas florestas, ouvindo aqui e acolá, ensinamentos e ditos populares como "devagar devagarzinho se apanha o macaquinho" que veio a ser o seu ditado preferido. Engalanou-se com um chapéu de aba larga pela primeira vez na operação dos Ashanti e os nativos chamaram-lhe, por isso, "Kantankye" ou "chapéu grande" e terminada a expedição foi promovido à patente de Coronel e pouco depois se punha a caminho do que ele dizia ser "a melhor aventura da vida "A Guerra dos Matabeles, hoje Zimbabwe, a antiga Rodésia, por onde haviam um grupo de imigrantes ingleses, (colonizadores) considerados pelos nativos como invasores levando-os a sublevação com o massacre de colonos, obrigando-os ao refúgio nas montanhas, perdendo seus bens e até entes queridos. Os nativos, também em guerra, refugiaram-se nas mesmas regiões dos colonos, mas sabiam os segredos das montanhas. Havia lugares difíceis de atingir, pois as suas grandes rochas ofereciam muitos perigos e Powell foi encarregado da explorar aquelas terras, mas sua missão não era fácil, pois tinha de descobrir o paradeiro do inimigo e o que era mais difícil, como atingir suas fortalezas. Perdeu muitas noites nas expedições de exploração, mas era tão bem sucedido, que quase sempre guiava os soldados ao lugar ideal para o ataque. Desenhou mapas de grande valor na estratégia militar e foi durante esta campanha que ele se tornou conhecido como um grande explorador e os povos nativos, os Matabeles o intitularam de "Impisa", "o lobo que não dorme".

segunda-feira, 23 de abril de 2018

19 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


19 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO A cada 19 de abril celebramos, com indisfarçável orgulho, o Dia do Exército. Quem se debruçar sobre a história do Brasil verá um povo cheio de esperança, desde o descobrimento, lutando para ser capaz de escolher seu próprio destino. Verá, também, nas lutas contra o invasor, nos Montes Guararapes, em 1648, o surgimento do Exército Brasileiro, fundindo-se com o sopro inspirador do sentimento de pátria, que se eternizou nos nossos valores. E verá, ainda, esse mesmo Exército, em permanente evolução, participando ativamente da formação da nacionalidade brasileira, ajudando a sociedade à qual pertence e com quem mantém pacto indissolúvel a conquistar seus sonhos; lutando com ela, sofrendo com ela, vencendo com ela. Aí estão as lutas pela manutenção da unidade nacional, pelo estabelecimento de fronteiras definitivas, pela independência, pela República e pela preservação da integridade territorial e da paz com os vizinhos.

Santa Receita | 22 de Abril: dia do descobrimento do Brasil!


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

DIA 22 DE ABRIL DE 2018 DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA


A Aviação de Caça Brasileira registra, no dia 22 de abril de 2017 os setenta e três anos daquele dia que foi o mais vitorioso de todos por ocasião da participação do 1º GAVCA na Campanha da Itália. Reconhecemos e dignificamos a todos que cederam determinação, coragem, bravura, patriotismo, e até mesmo suas vidas, em prol de um Brasil soberano.

Dia 23 de Abril comemora-se o dia de São Jorge,-


oi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado comomártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxacomo também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I. São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Catalunha,Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia,Moscovo/Moscou e Beirute. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos(decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. Historiadores têm debatido os detalhes exatos do nascimento de São Jorge por séculos, apesar da data de sua morte ser sujeita a pouco questionamento.[1] [2] A Enciclopédia Católica toma a posição de que não há base para duvidar da existência histórica de São Jorge, mas põe pouca convicção nas histórias fantásticas sobre ele.[3] De acordo com as lendas, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina,Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da província da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial emNicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador Diocleciano. Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor. Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente. Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, no Império Bizantino, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

quarta-feira, 14 de março de 2018

SAUDADES MAMÃE!!


SAUDADES MAMÃE!! Pe. Marcelo Rossi - Vc no colo de Jesus Quem é que não tem saudade de alguém que já se foi, que deixou a sua marca, o seu brilho em nossas vidas? Ah, Saudade... Se você é uma pessoa de fé, não confunda saudade com tristeza. Mas tenha certeza que não é a morte que interrompe o Amor , o Carinho e o Afeto. Não chore por aquele que não está mais junto de ti, mas está junto de Deus. Tenha lembranças do sorriso, da voz nos seus ouvidos, dos momento de carinho e de ternura, dos momentos felizes que passaram e agradeça a Deus por Ele ter permitido que esta pessoa tenha brilhado na sua vida. Tudo passa tão rápido aqui, que quando vemos, não dá nem mais tempo de dizer eu te amo, você é especial pra mim, que bom ter você ao meu lado... Tenha saudade sim, isso faz parte de nós. Mas não se esqueça, tenha fé. Pois para quem tem fé, a morte não é um Adeus, mas sim um Até logo!

Ada Leda Rogato Primeira Aviadora Mulher do Brasil


Ada Leda Rogato (São Paulo, 22 de dezembro de 1910— São Paulo, Foi a primeira mulher a obter licença como paraquedista, a primeira volovelista (piloto de planador) e a terceira a se brevetar em avião Também se destacou pelas acrobacias aéreas e foi a primeira piloto agrícola do país. Voando em aeronaves de pequeno porte e – ao contrário de outras famosas aviadoras – sempre sozinha, a fama nacional e internacional cresceu a partir dos anos 1950, graças à ousadia cada vez maior das proezas, que fizeram dela: A primeira piloto brasileira a atravessar os Andes; feito realizado por onze vezes, ida e volta, em 1950 A única aviadora do mundo, até 1951, a cobrir uma extensão de 51.064 km em voo solitário pelas três Américas, chegando até o Alasca; o trajeto levou aproximadamente 6 meses; A primeira a atingir o aeroporto de La Paz, na Bolívia, o mais alto do mundo até então (1952), com um avião de apenas 90 HP – feito inédito na história da aviação boliviana; O primeiro piloto, homem ou mulher, a cruzar a selva amazônica - o temido "inferno verde" - em um pequeno avião, sem rádio, em voo solitário, apenas com uma bússola (1956)

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

21 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO HERÓI NACIONAL


21 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO HERÓI NACIONAL Joaquim José da Silva Xavier - TIRADENTES - Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das idéias revolucionárias junto ao povo, tentando com isso arregimentar adeptos. Foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, foi preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e exposto pelas ruas de Minas Gerais. O dia 21 de abril é feriado nacional.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

II AJURI NACIONAL DOS ESCOTEIROS DO AR


II AJURI NACIONAL DOS ESCOTEIROS DO AR Outubro de 1978 Base Aérea de São Paulo Cumbica - Guarulhos . Atividade realizada com Escoteiros do Ar dos Estados de São Paulo , Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul ,Rio de Janeiro ,Rio Grande do Sul, Ceará , Minas Gerais , Pará . Foram 4 dias de atividades com muitas bem realizadas . Bons tempos deixou muitas saudades para que participou !!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Comemora-se em 25 de Janeiro de 2018 os 464 Anos de Fundação da Cidade de São Paulo SP Cidade Fundada em 1554 .


Comemora-se em 25 de Janeiro de 2018 os 464 Anos de Fundação da Cidade de São Paulo SP Cidade Fundada em 1554 . Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”. Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Páteo do Colégio. Isto é São Paulo - Demônios da Garoa

sábado, 20 de janeiro de 2018

COMEMORA-SE EM 20 DE JANEIRO DO 2018 77 ANOS DE CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA


COMEMORA-SE EM 20 DE JANEIRO DO 2018 77 ANOS DE CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA ( Foi em 20 de Janeiro de 1941 ) que houve a unificação do Regimento de Aviação Militar do Exército Brasileiro e a Aviação Naval ) Foi criado o Ministério da Aeronáutica em 20 de Janeiro de 1941 E o Primeiro Ministro da Aeronáutica foi o Doutor em Direito Legal Joaquim Pedro Salgado Filho

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O meu tempo no Exército Brasileiro bons tempos deixou saudades !!


2. CDAM do DRAM/2 2.- Companhia de Armamento e Munição - CDAM 2 Ano 1970 - DRAM/2 Deposito Regional de Armamento e Munição do 2 Exército. Vemos o S1 do Destacamento William Saghi ChahudLiderando o Mesmo em Marcha de Quitaúna até Barueri (cerca de 15 KM) sem novidades todos os Militares com equipamento Leve Faz um bocado de Tempo aí foi o inicio de minha carreira militar,e foi aí que eu Conheci e tive boa amizade com 1 Sargento Infantária Jairo Oliveira Rodrigues uma pessoa notável. Deixou Saudades ..................

domingo, 7 de janeiro de 2018

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro do Ar " JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


Parque de Material da Aeronáutica de São Paulo PAMA - SP 219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro do Ar " JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede :- Vila dos Oficiais da Fab Pama-SP Vemos a Despedida do Comandante do Pama -SP Coronel Aviador NELSON OSÓRIO DE CASTRO Um homem muito digno Presidente de honra do Grupo Escoteiro , ele esteve com a esposa e neto no Grupo Escoteiro do Ar para se despedir da diretoria dos chefes e dos meninos Escoteiros do ar foi designado para os Estados Unidos da America do Norte Dezembro de 1971

Escoteiros do Ar comemoram Semana da ASA em 23 de Outubro de 1971


Dê 16 à 23 de Outubro de Cada Ano Comemora-se o Dia do Aviador Brasileiro dê 16 à 23 de Outubro de 1971 Comemorou-se o dia do Aviador Brasileiro - Conhecido também como a SEMANA DA ASA Houve um Grande Acampamento durante os dias 20/21/22/23 Aqui estaremos registrando de Outubro de 1971 - As Atividades e os Grupos Escoteiros do Ar que sua grande maioria foram dos tempos da Federação Brasileira dos Escoteiros do Ar - F.B.E.Ar Atividade Realizada junto a Sede do 219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro do Ar "" JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "" Vila dos Oficiais da FAB Parque de Material da Aeronáutica de São Paulo - PAMA - SP 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "" BARTOLOMEU DE GUSMÃO "" Construção de um Foguete de 12 metros de altura por 3,20 de Largura Responsável pelo Projeto Chefe Judcy Vinco Issac - Chefe da Tropa 2 Desenho Sênior Luis Carlos Campos da Patrulha Cabo Frio Inicio da Construção 14 de Outubro de 1971 Importante Não foi empregado nenhum Prego ,Arame nada de metal . Foram Feitas pelos Chefes e Escoteiros e Seniores construtores ao todo . o Seguinte total: 421 Amarras Quadradas . 618 Amarras Diagonais 048 Amarras Paralelas Foram quatro paredes montadas no chão e só levantadas por um guindaste da FAB parede por paredes e Foram unidas por mim chefe William, Chefe Jurandir , Sênior Luis Carlos Campos Escoteiros Orlando Valiñas Paz Paulo Roberto dos Santos Aparecido João e mais 8 membros que vinham ao local para ajudar no período da noite . Foi uma obra Fotografada dezenas de vezes e de responsabilidade de seus membros .

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Vemos a Lendária e saudosa Esposa do Chefe Janeiro ,Senhora ADELAIDE LOPES RODRIGUÊS ,juntamente com uma outra mãe fatiando o bolo ,Para oferecer as Senhoras Mães e Pais Presentes e Encerramento do Cerimonial

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Entrega de Diplomas e Placas e Condecorações de Gratidão ao Lendário e saudoso Chefe JAYME JANEIRO RODRIGUÊS e Senhoras Mães e Pais presentes da Comissão Executiva anterior e a nova que tomou posse

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Cumprimentos e Abraço Cordial entre chefes Escoteiros

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Vemos o Lendário e saudoso Chefe JAYME JANEIRO RODRIGUÊS Homenageando o Saudoso Professor Mauro da Oposição

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Escoteiros do Ar Munidos de muitas flores para entrega para as mães mais idosas

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976.

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Pronunciamento do Lendário e saudoso chefe JAYME JANEIRO RODRIGUÊS

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Pronunciamento do Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Vemos também as Bandeirantes do Distrito Acauã

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976.

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Vemos alguns Escoteiros do Distrito e do 219/SP e vemos também algumas freiras do Colégio Santana

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Missa Campal tendo um Paraquedas para provocar um pequena sombra no dia de sol

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Missa Campal

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Hasteamento do Pavilhão Nacional Bandeira Paulista e do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976. Hasteamento do Pavilhão Nacional

219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA "


219/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro "JOSÉ VICENTE FARIA LIMA " Sede Vila dos Oficiais da Fab - PAMA-SP - Novembro de 1976. Cerimonial de passagem de comando do Grupo Escoteiro do Ar 219/SP Major Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA . Nota: A Oposição ganhou as eleições gerais e assim não permaneceram quase nenhum militar da situação no exercício do Grupo Escoteiro do Ar . O Novo presidente da comissão executiva um Coronel da Reserva da PM indicou o professor Mauro para ser o novo chefe de Grupo . O Chefe William Saghi Chahud se retirou do Grupo Escoteiro do Ar e voltou em definitivo para o 30/SP Grupo Escoteiro do Ar "BARTOLOMEU DE GUSMÃO " Chefe Lendário e saudoso JAYME JANEIRO RODRIGUÊS fez um pronunciamento contando toda a história do Grupo que até então já contava com 6 anos de fundação e com todo o apoio do PAMA - SP Chefe JANEIRO também se retirou do Grupo Escoteiro dio Ar apresentando o seu apoio aos diversos Grupos Escoteiros do Ar de São Paulo e do Brasil. Observamos o Cerimonial de transferência de comando e Entrega de Flores as senhoras Mães uma vez que tal atividade também era de encerramento das atividades do Referido Grupo Escoteiro do Ar no final de Novembro de 1976.

Bons Tempos

Semana da ASA em 1978 comemoração ao dia do aviador em 23 de Outubro de 1978 Base Aérea de São Paulo SP BASP