segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HOMENAGEM AOS NOSSOS HERÓIS BRASILEIROS






Hidro-Avião - Catalina CA.10 - em Operação na Costa do Brasil e no Atlântico Sul


Homenagem aos Heróis da FEB
Antes da declaração de guerra ao Eixo,a Força Aérea Brasileira ,já participava do conflito,protegendo os comboios que navegavam pelo Atlântico Sul.
Em 1944 ,seguiu para a Itália o l' Grupo de Caça ,que fazia bombardeios e atacava veículos nas estradas, Apoio diretamente a FEB bombardeando posições inimigas nas proximidades de Monte Castelo.

De maio a julho de 1942,quando os Estados Unidos já haviam estabelecido bases Belém ,Natal e Recife, submarinos alemães afundaram doze navios brasileiros ,para impedir que levassem materiais estratégicos aos portos norte-americanos .Em agosto ,mais quatro navios foram afundados - 877 pessoas morreram. No dia 22 de Agosto o Brasil declararia guerra à Alemanha e à Itália .Antes disso a 22 de Maio ,a Força Aérea Brasileira FAB – já fizera seu primeiro bombardeio ,contra um submarino alemão que invadira águas territoriais do país .e a 31 de Julho de 1943 Aviões Brasileiros afundaram o submarino alemão U-199.

Nessas operações de patrulhamento do Atlântico Sul ,em que estava envolvida desde antes da guerra a FAB operava basicamente com aviões fornecidos pelos Estados Unidos entre eles o bombardeiro B-25/26 Mitchell,o Lockeed Hudson ,o Ventura e o Consolidated Catalina CA10.



A entrada do Brasil no conflito apressou a criação do 1.' Grupo de Caça da FAB ,que atuaria na Itália a partir da base de Tarquinia ,onde se instalou a 14 de Outubro de 1944.O grupo era formado pelos ágeis caças-bombardeiros P.47 Thunderbolt,também de fabricação norte-americana. Composto por apenas 48 Pilotos da FAB o grupo totalizou 5.465 horas de voo ,com 2.546 saídas ofensivas e 4.442 bombas lançadas ,num desempenho considerado excepcional por todos os observadores.

Houve a Participação integra do Exército Brasileiro nos campos e montes de batalha em território da Itália vários Regimentos de Infantária lutaram contra o nazismo e o fachismo até que o Exército Brasileiro tomou depois de muita Luta o MONTE CASTELO ,área significativa e estratégica para a conclusão e direção do conflito naquela região

A Marinha de Guerra do Brasil Fazia operações de escolta e no transportes de Soldados Brasileiros do Brasil para a Itália ,campo de Batalha e também fazia patrulhamento na costa do Brasil ,no combate a Submarinos e Navios Inimigos.
Por fim o Brasil tomou o MONTE CASTAELO em 21 de Fevereiro de 1945 e a 08 de Maio do mesmo ano à Itália se Rendeu incondicionalmente as tropas aliadas.

Esta é uma homenagem aos nossos irmãos Brasileiros que lutaram na Segunda Grande Guerra Mundial e defenderam o Brasil da Tirania do nazismo e do fachismo.

Editor Responsável:
William Saghi Chahud




4 comentários:

  1. Olá will ( já que me permitiu) *-*
    Estou otima e espero que você também esteja!
    Obrigada por cada elogio a mim e ao meu blog.. Obrigada por tudo e por sempre me visitar.. Vou lhe adicionar sim e se tornará meu grande amigo.. Parabens tbm.. Você é muito gentil.. Inclusive tenho muita vontade de andar de avião, kk! Fique com Deus, volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. will, seu blog está recheado de informações e curiosidades. rico em detalhes. muito bem organizado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Onw obrigada, és muito carinhoso comigo como sempre... Fico feliz de fazer parte de seus amigos.. Beijão.. vim fazer uma visita *-*

    ResponderExcluir
  4. vim aki te visitar e ler algumas das suas postagens. beijao

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrado seu comentário:

Bons Tempos

Semana da ASA em 1978 comemoração ao dia do aviador em 23 de Outubro de 1978 Base Aérea de São Paulo SP BASP